segunda-feira, 7 de julho de 2008

Divulgar a Responsabilidade Social Empresarial é fonte de educação e transformação

Práticas socioambientais podem multiplicar-se pelo exemplo.


Ser agente de transformação para o desenvolvimento é um dos compromissos que assumimos como cidadãos que fazem a diferença.
Até a década de 30, as idéias da responsabilidade social e o acesso às informações de cunho empresarial eram desconhecidas nas grandes corporações. Entendia-se que os resultados empresariais deveriam circular apenas em ambiente interno para proteger os dividendos dos acionistas. Isso permaneceu inalterado até meados dos anos 60, quando as preocupações com meio ambiente começaram a ser discutidas internacionalmente. A França e o Reino Unido foram os pioneiros na divulgação dos aspectos sociais das empresas, em 1975. De lá para cá uma grande demanda mundial surgiu no processo de transparência como forma de demonstrar o equilíbrio econômico, social e ambiental nas empresas. No Brasil, esse processo foi mais lento que na Europa e Estados Unidos. A repressão política e o regime militar inibiam o exercício da cidadania, ganhando grande impulso, após esse período, por meio da sociedade civil organizada que passou a atuar ativamente na promoção de políticas sociais. Nos anos 90 o Brasil se consolida no estímulo às práticas de Responsabilidade Social Empresarial.
Cada vez mais empresas aderem ao investimento social com o objetivo de suprir as deficiências do Estado diante a severa demanda social. O processo passa a provocar cobranças na transparência. Não só atuar e discursar de forma responsável mas mostrar experiências e resultados faz-se necessário.
As corporações então, buscam alternativas para demonstrar suas performances. Os Relatórios Sociais se multiplicam, sendo uma ferramenta de alto valor, mas por vezes envolvendo muitos investimentos e não conseguindo atingir toda a sociedade. Por isso, novos formatos e oportunidades estão surgindo no sentido de complementarem canais de abrangência ao público.
É sabido que o processo de transformação ocorre por meio de métodos educacionais que estimulam a mudança de hábitos e costumes. Demonstrar práticas como fonte geradora de mudanças agrega valor socialmente responsável aos programas e investimentos, elevando a imagem corporativa que gera credibilidade e melhores resultados ao negócio.
Embora muitos vejam as práticas sociais e sua divulgação como simples peças mercadológicas elas provam maturidade empresarial, promovendo o desenvolvimento de uma sociedade...

2 comentários:

Luca Mandacari disse...

A senhora está linda!

Estou muito feliz com teu sucesso

André

Cia de Soluções - Silvana Scarpino disse...

Andrezinho, bom saber de você! Obrigada pelo carinho e apoio! Adoro você!