domingo, 24 de outubro de 2010

Sustentabilidade: princípios eficientes de preservação da vida.



Ser sustentável é um estilo de vida?                                                                                                                                                                É um modelo de gestão de vanguarda? 
Ou uma maneira de adaptar-se às novas tendências?

Suprir as necessidades atuais sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades, é ser sustentável.
Considerando que as pessoas, para a sobrevivência na sociedade atual, têm como condição natural a questão econômica, ser consciente na relação receita e despesa, pessoal ou corporativa, é ser sustentável.
Ser economicamente viável é um dos princípios da sustentabilidade, porém, nem sempre o consumo proferido pelas possibilidades econômicas  vão ao encontro das questões da justiça social e preservação ecológica, ainda.
A sustentabilidade está passando por um processo natural de implantação, onde inserir-se nessa tendência oferta status e valor agregado à causa pessoal ou corporativa. Nessa fase de transformação, o consumo sustentável está em adaptação, tornando-se efetivo o quanto a cultura estiver enraizada, quando a percepção da sociedade for caracterizada pela atitude de forma natural. Tudo começa pela vontade, pelo esforço, pelo modelo, pelo exemplo, pelo arregaçar as manga e começar a fazer.  O designer industrial mexicano Emiliano Godoy expressa  “Acredito que o momento atual se caracteriza pela –geração Titanic- : todo mundo está se divertindo numa festa enquanto o barco afunda. Muitos estão apenas repetindo o que lêem em revistas. A cena contemporânea é ditada por mercenários que dançam a música de mercado e se encantam com a musa do dinheiro”.  Esse é um cenário característico de novos momentos, porém algo está sendo feito, mesmo que com objetivos não tão reais! Primeiro o homem olha pela vantagem, aos poucos muitos se adequam a uma  nova realidade. Outros por sua vez, permanecerão no princípio do “só eu ganho”, marcados pelo egoísmo, falta de visão e sem longevidade.
O homem deve acreditar no ser humano, que constrói e adapta-se ao meio. E o meio da longevidade é a relação do ganhaXganha, sem Lei de Gerson (levar vantagem em tudo)!
Falar, propor, estimular a justiça social é fazer com que se pense, se pratique! Mostrar, oferecer oportunidade, inovar e expressar no combate as ações incorretas para o meio ambiente é possibilitar mudanças de atitude! Abordar, exemplificar, educar no aspecto econômico financeiro é praticar!
Atuações sustentáveis, hoje estão no momento de adaptação a novas tendências, mudando comportamentos: formas de gestão dos negócios e estilos de vida!
Despir-se do egoísmo e ser ousado na busca da sustentabilidade é uma receita de sucesso! Mas o conhecimento sobre as atitudes sustentáveis, que envolvem ética, transparência e oportunidades é fundamental para a prática efetiva. Sem sofismas! É um momento desafiador por que passa a sociedade contemporânea. Mas infinitos outros momentos como esse marcaram a história da humanidade!
Vamos à luta, vamos à prática! Tudo deve ter um início, e esse já aconteceu! Preservemos a vida, sejamos sustentáveis!

Orquídea em momento de florada.
Resultado de um ano pela sobrevivência na natureza
para gerar embelezamento e bem estar !

Nenhum comentário: