domingo, 2 de outubro de 2011

Por trás dos bastidores de "O Filme dos Espíritos". Um pouco da história do filme.


"Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas um sonho sonhado em conjunto com certeza será uma realidade!"

"O Filme dos Espíritos", do sonho à realidade!

por Silvana Scarpino

Dia 7 de outubro, todo o Brasil poderá conhecer nas telas do cinema uma obra que surgiu da vontade e paixão  de muitas pessoas que foram envolvidas pela idéia, por um ideal e  ou por uma força maior.

Foram muitos os chamados...Vários os escolhidos, mas nem todos aceitaram ou conseguiram chegar até o final!

Um livro : "O Livro dos Espíritos"
Um projeto : O Projeto Mundo Maior de Cinema - A idéia - Eduardo Dubal   e Andre  Marouço.
A viabilidade : Investidores para os equipamentos e curtas metragens -          Fábrica do Amanhã e Simonaggio Advogados.
A disseminação  :    Os sete temas de O Livros dos Espíritos que dariam base ao roteiro do longa metragem foram lançados a estudantes e profissionais recém formados de cine e TV de todo Brasil.
Os curtas : Jovens concorriam com roteiros para curtas, com estórias do dia a dia sob o tema.
Minha oportunidade:"...Um filme de O Livro dos Espíritos ? Que loucura!" respondi ao Sr.Onofre Baptista, presidente da Fundação André Luiz, quando me pediu contribuir na Direção do Projeto. No ato colocou o André Marouço ao telefone comigo e eu: "Tantos livros para fazer filme...Esse não dá história! Ele me convidou a conhecer o Projeto! Dubal e André me apresentaram! Já estavam no final das gravações do quarto curta. Me apaixonei... Envolvi minha família, meu trabalho, meus colaboradores, os conselheiros da Fundação e das Casas André Luiz e todos que precisavam ou não ser inseridos...QUE ESTRADA !! Um plano de negócios para o Longa, os Melhores curtas, os Jurados, os Vencedores, o Evento de Premiação! Novos amigos...! A Diretoria Executiva ao lado do André e do Dubal.
O Longa Metragem: "...E agora? Fomos muito longe para deixar morrer aqui! pensei. Disse, "André do que precisamos?" Resposta: Dinheiro e possibilidade de trabalho!                                                      Nem sei bem como, mas aconteceu...Me comprometi, envolvi ou fui envolvida...corri, rodei, emagreci, engoorrdei, envelheci, vibrei, chorei, sorri..." Não muitos acreditavam de fato, outros ao menos não se opunham.              O elenco...se formando. Os cenários...o protagonista - Muitos os chamados, que stress, vésperas das gravações, e o André por consolo ou desespero: estão preparando um para nós!
Início das gravações...Loucura! Controles! surpresas boas...novas necessidades...Muitos estímulos...
E agora? Para levar o filme para o cinema o que falta? O Distribuidor. A montagem do filme. E as finalizações...Mais dinheiro, parceiros...Muitos os chamados - Alguns vão ficando...outros, se perdem no caminho...E aí foi acontecendo...Lighthouse, Corciolli, Estação Luz,  Paris Filmes...E tudo rolou!                Para a divulgação de guerrilha muitos se envolveram ainda mais em nossa história - O amigão Eurípedes, a Anelise(sempre presente aqui), a Daniela(ao lado constante), a Maria Angela, a Karen e outros...Nessa história não posso deixar de citar o Armando Scarpino, apoio-estímulo e confiança sempre.

                      Uma longa história para uma obra realizada com poucos recursos, mas muitos envolvidos - mais de 2.500 apoiadores e,       

  Muita vontade, muita garra e muita paixão de muita gente!

                      Dia 7 de outubro, nos cinemas, uma história de AMOR INTENSO a uma causa! 
                      
                      "O Filme dos Espíritos"  Veja o Trailler


                           A Cia de Soluções faz parte dessa história!



Nenhum comentário: