quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Da teoria à prática. A natureza mostra!



A sustentabilidade ou a falta dela,  inserida nas práticas diárias.
É possível SER diferente!




Muito ouvimos falar em sustentabilidade. Didáticos  formam conteúdos teóricos para esclarecer à sociedade do que trata  esse novo conceito. Técnicos formatam métodos que possam oferecer diagnósticos para essa realidade. Vanguardistas persistem no assunto e otimistas abraçam a causa acreditando na diferença da natureza e na mudança do ser humano.

Do acreditar, do escrever,  do aparentar existe uma grande lacuna até o de fato SER!

O SER diz respeito ao fazer e multiplicar!

Então na questão sustentabilidade, SER sustentável é fazer o que? Quando? Onde? E efetivamente Por que?

Podemos pensar: Ora, será a sustentabilidade algo voltado ao ecológico? Já ouvi ou li algo a respeito!  Mas me parece que tem haver com solidariedade, coisa de ajudar os menos favorecidos! É, mas o que tem haver com sustentar?

Nesse emaranhado de dúvidas muito tempo se aplica na tentativa da compreensão! O indivíduo não sabe se é ou não sustentável, mas também não conhece ninguém que o seja, mas então...?

E os homens formam os castelos, os de faz de contas e também os reais. Será a sustentabilidade algo do mundo irreal, do “faz de contas” ainda?

Acreditamos que das vontades saem as realidades. Das páginas teóricas de um livro, periódico ou da internet saem a NECESSIDADE de mudar nossos hábitos com atitudes saudáveis a nós próprios e ao nosso próximo. Isso se quisermos ter bem estar, viver mais. E ainda, se quisermos deixar algo para nossos herdeiros, escrevem que precisamos agir rápido.

E...O por que SER? A natureza nos dá mostras nos fenômenos naturais que destroem castelos de areias e levam pessoas que também sonhavam.

O onde SER?  Não é na casa do vizinho esperando ser convidado para a festa. É no seu lugar, porque as coisas não acontecem só com os outros. Um dia somos nós os protagonistas da história.

O quando SER? O tempo é dono de si. O agora é sempre o melhor momento para se iniciar. Nunca quando baterão em nossas portas. Melhor não esperar!

E o que SER? Feliz! Sim feliz em fazer um mundo melhor, inserindo nos nossos hábitos coisas simples, mas que poderão mudar o mundo!

Oito ações de SER!
  1. ·         Saber ouvir, refletir e opinar se necessário;
  2. ·         Praticar a solidariedade, sem esperar nada em troca;
  3. ·         Adotar a ética como forma de vida: para consigo, para o ente querido, para o estranho, para a sociedade e para o mundo;
  4. ·         Distribuir o seu conhecimento para ser capaz de receber mais;
  5. ·         Plantar uma árvore, sabendo qual e onde fazer;
  6. ·         Jogar o resíduo, o lixo,  no lugar certo. Mas tenha a certeza que ele não irá para um destino incerto;
  7. ·         Não desperdice dinheiro, água, alimento. Tudo pode, desde que não seja em excesso;
  8.     Faça o que gosta...!

 Outras simples ações e atitudes formam o SER SUSTENTÁVEL!
     
 Que é preciso iniciar o processo já o sabemos! 



 Vamos agir?



Nenhum comentário: