Sustentabilidade Corporativa
Corporate Sustainability
Corporate Sustainability
Estudos das Universidades de Havard e London Busines concluem que empresas que optaram por uma cultura de negócios sustentáveis tiveram melhor desempenho econômico que outras que não o fizeram, isso longo prazo e tanto no desempenho contábil como no mercado de ações.
O estudo comparou 90 empresas “High Sustentabilidade”, que a partir da década e 90 adotaram políticas ambientais e sociais, com 90 de “Low Sustentabilidade”, que adotaram quase nenhuma dessas políticas.
O desempenho financeiro foi monitorado pelo período de 18 anos até o final de 2010 e os autores identificaram que US$ 1 investido no início de 1993 teria rendido até o final de 2010 entre as empresas Higt e Low da seguinte maneira:
Métrica de
desempenho
|
High Sustentabilidade
|
Low Sustentabilidade
|
Performance
|
Preços de Mercado
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US$22,6
|
US$16,4
|
37,1% +
|
Return-on-Equaty (ROE)
|
US$31,7
|
US$25,7
|
21% +
|
Return-on-Ativos (ROA)
|
US$ 7,1
|
US$ 4,4
|
61% +
|
.
Perfil das Empresas de Alta Sustentabilidade, segundo o estudo:
Governança
- Engajamento das partes interessadas,
Ações de longo prazo,
Orientações a comunicação corporativa interna e com investidores, Avaliações e divulgação de informações não financeiras
RH
- Diretores com perfil de comprometimento com a sustentabilidade, Política de incentivo para executivos relacionada às métricas de sustentabilidade.
Cultura Organizacional
- Atrair mais capital humano, Estabelecer cadeias de abastecimento mais confiável, Evitar conflitos e controvérsias caras com as comunidades vizinhas, Melhor produto e inovações de processo, a fim de ser competitivo, Gerar clientes satisfeitos e leais, Ser Transparente nas relações .
Conclusões
O estudo conclui por evidências que uma empresa de alta sustentabilidade gera lucros substancialmente superiores à de baixa sustentabilidade.
Essas evidências sugerem então que as empresas podem adotar políticas sociais e ambientais sem sacrificar a riqueza do acionista.
Que a sustentabilidade é uma fonte de vantagem competitiva para uma empresa a longo prazo.
Fonte: Estudo O impacto de uma cultura corporativa de sustentabilidade no comportamento corporativo e de desempenho. Autoria de Robert G. Eccles, professor de Prática de Gestão na Harvard Business School; Ioannis Ioannou, Professor Assistente de Gestão Estratégica e Internacional na London Business School, e George Serafeim, Professor Assistente de Administração de Empresas na Harvard Business School, out 2010.
E que seu perfil organizacional contribui para esse desempenho superior.
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